Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

Education Commons

Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

Articles 1 - 13 of 13

Full-Text Articles in Education

Comunicação Alienante & Educação Falhada, Paulo Ferreira Da Cunha Jun 2014

Comunicação Alienante & Educação Falhada, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

O presente artigo, nada da linha do avassalador pensamento único e do politicamente correto, procura algumas pontes entre uma comunicação social alienante e uma educação que não está visivelmente a cumprir os seus objetivos. Não por culpa, certamente, nem de jornalistas, nem de professores. Mas por causa de um (mau) sistema que anda sozinho, como tem sublinhado Luc Ferry.


Do Trato Universitário, Paulo Ferreira Da Cunha Apr 2014

Do Trato Universitário, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Num tempo em que cada vez mais há quem se coloque em bicos de pés para parecer ter títulos, graus e até funções que não tem (em vários países), este artigo subtilmente conta algumas estórias académicas. Refere-se a diferentes tradições nas academias. E desejaria ser um alerta para o público, que não deveria tranquilamente acreditar que seja mesmo doutor ou professor todo o que diz que o é, ou o insinua. Ser mesmo uma coisa e outra custa (em geral) muito a conseguir. Doutor não é Licenciado nem sequer Mestre. E Professor, numa Universidade, não é Assistente. Apenas uma pontinha …


Rankings & Ratings, Paulo Ferreira Da Cunha Feb 2014

Rankings & Ratings, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

À volta de rankings e ratings anda a vida das Universidades e dos Países. Há um critério e uma perspetiva que ainda não foram suficientemente explorados: a simples dicotomia entre avaliados e avaliadores. Boas e más avaliações, também se faz por isso no mundo académico. Já quanto ao mundo em geral, tememos não saber...


O Que Não É A Universidade, Paulo Ferreira Da Cunha Jan 2014

O Que Não É A Universidade, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A banalização e a confusão universitárias não podem continuar a fazer os seus estragos. É preciso saber-se o que é e o que não é uma Universidade, hoje. E sempre.


Crítica Da Condição Docente, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2013

Crítica Da Condição Docente, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

O Docente que parar para pensar na sua condição pode seriamente ficar deprimido e concluir que é um falhado. Embora seja um profissional altissimamente preparado e abnegadíssimo é por quase todos desconsiderado, e cada vez mais privado de direitos, e condições mínimas de trabalho. Que fazer?


Crime Virtuoso, Paulo Ferreira Da Cunha Mar 2013

Crime Virtuoso, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Neste artigo discute-se o que há de profundo e o que há de circunstancial na mania das fotocópias de livros e os problemas conexos da educação e da edição.


Da Universidade. Reflexão Jurídica Em Tempo De Crise, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2012

Da Universidade. Reflexão Jurídica Em Tempo De Crise, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há princípios constitucionais para as Universidades. É bom que tal não se esqueça num tempo em que a Constituição está, mais que metida na gaveta, apedrejada todos os dias. E há princípios de bom senso, também. A Universidade não pode ser desvirtuada nem por asfixia financeira, nem por burocracia antidemocrática, nem por modismos que distraiam os professores (e até os estudantes) dos fins naturais e primaciais que tem: aprender e ensinar.


Universidade: Um Manifesto Pelo Sonho, Paulo Ferreira Da Cunha Dec 2010

Universidade: Um Manifesto Pelo Sonho, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Por muito vilipendiado que seja, e é-o praticamente todos os dias por sociedades que recusam ser educadas e se comprazem na sua má-educação e incultura, além de por políticos impreparados, e mesmo por colegas não solidários, o Professor que o é por vocação está como Lutero: aqui está, aqui fica, não pode fazer de outra maneira. Só este professor por vocação e por sonho ainda faz a Escola valer. Até quando continuará a haver professores destes? E até onde irá a sua inadaptação com as condições em que tem de sobreviver, fazendo um papel que lhe não é reconhecido, tantas …


Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há muitos mitos sobre o processo de Bolonha, que tem servido de álibi para muita coisa. Para X e o contrário de X. O presente artigo é uma resenha de um colóquio na Suiça, em que se discutiu a formação jurídica a sério e sem demagogia, no horizonte de Bolonha. Que, como todas as crises, pode e deve ser uma oportunidade para fazer triunfar o Direito pensado, e não a burocratização juridica positivista legalista. Entre as conclusões desta reunião está, naturalmente, a vontade de viver, continuar, e resistir, dedicada e inovadoramente, contra a tecnocratização do Direito. Como dizia Pietro Costa, …


Semiótica Dos Titulos, Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Semiótica Dos Titulos, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Uma coisa são habilitações reais, competência clara, outra são os títulos e os postos na carreira. Confunde-se demais o doirado dos “canudos” com a substância, assim como o renome mediático com qualidade. Há certamente uma patologia social quando se é povo de titulados e titulares. Tratamo-nos excessivamente por “doutores”, muitas vezes sem propriedade. O humanista Clenardo, no séc. XVI já, é que nos viu bem: generalizada mania da nobreza.


Pensada Lei, Pensada Malícia. A Propósito Das Avaliações "De Desempenho" Aos Docentes, Paulo Ferreira Da Cunha Feb 2010

Pensada Lei, Pensada Malícia. A Propósito Das Avaliações "De Desempenho" Aos Docentes, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

There is a widespread ignorance about what does and what it should do a university professor, lecturer or researcher. This will create dangerous myths about how teachers should be evaluated, because paying no attention to the nature of their labor, and resulting on the creation of deep injustice. It is feared that such systems to be implemented result in infinite time-consuming bureaucratic. Precious time that should be used in teaching and research. That may also pollute the environment by creating lethal enemies among teaching people, ending up in lengthy legal proceedings. This article seeks to make a diagnosis of myths …


Por Uma Avaliação Objectiva, Paulo Ferreira Da Cunha Feb 2010

Por Uma Avaliação Objectiva, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Com base em mitos educativos muito difundidos, e cavalgando o corcel do temor reverencial dos docentes antes o educativamente correcto, têm-se instalado perspectivas muito injustas sobre o que se deve e como se deve avaliaro dito "desempenho" dos professores, designadamente do ensino superior. Este artigo, sem discutir as questões filosóficas de base de toda a avaliação, procura minimizar os danos do processo em curso propondo concretos critérios de uma avaliação que não seja a manifestação do puro arbítrio dos poderes académicos pontuais, manipulando grelhas subjectivas e complexíssimas. Pretende, pois, uma avaliação justa, pela objectividade.


O Que É Uma Universidade?, Paulo Ferreira Da Cunha May 2009

O Que É Uma Universidade?, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Pouca gente sabe hoje o que é uma Universidade, a sério. Confunde-se muito Universidade e super-mercado de aulas, ou fábrica de « investigação » ou « pesquisa », assim como se confunde serviço público com negócio, vocação com interesse pessoal, etc. É a própria essência da Universidade que está em causa. A confusão é grande no público, que vê a Universidade sobretudo como uma forma de promoção social, pelos diplomas. A confusão não é menor na própria Universidade. Os universitários mais responsáveis interrogam-se sobre a sua função, o sentido do trabalho que fizeram e fazem, e a sua sorte na …