Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

History Commons

Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

Diplomatic History

PDF

2010

Institution
Keyword
Publication
Publication Type

Articles 1 - 30 of 49

Full-Text Articles in History

Não Uma Outra República, A Nossa República, Outra, Paulo Ferreira Da Cunha Dec 2010

Não Uma Outra República, A Nossa República, Outra, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Porque é que as democracias nunca se defendem bem? E como não vêem alguns dos que, generosa ou utopicamente, advogam uma nova república (a que chamam IV, normalmente, contando como tal o salazarismo-caetanismo, que foi uma autocracia, logo não uma república, mesmo uma anti-república), estão objectivamente a levar água ao moinho dessa coisa-outra que pode ter fachada republicana (ou monárquica…), mas só poderia ser, de novo, uma autocracia?


When Curiosity Kills More Than The Cat: The Perils Of Unchecked Scientific Inquiry, Jamie Shannon Dec 2010

When Curiosity Kills More Than The Cat: The Perils Of Unchecked Scientific Inquiry, Jamie Shannon

Pomona Senior Theses

This work analyzes the ecological, physical, emotional and health impacts of the US nuclear testing done in the Marshall Islands in the mid-20th century.


Revisões Constitucionais Inconstitucionais?, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2010

Revisões Constitucionais Inconstitucionais?, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Algumas propostas de revisão constitucional parecem ignorar que tal procedimento está constitucionalizado, e que há regras para o fazer, assim como vários limites a respeitar. Só podem ser consideradas iniciativas de divulgação de ideários políticos porque, se por absurdo fossem por diante, acabariam por constituir revisões constitucionais inconstitucionais. Um dos pontos mais nevráligicos da polémica (não só portuguesa) sobre as mutações constitucionais é o Estado Social. Sobre ele se gerou um amplo consenso na Constituinte, que persiste e até talvez se haja aprofundado na sociedade de hoje. Ele faz intrinsecamente parte do programa da Constituição vigente, pelo que revê-la de …


Visões E Revisões Constitucionais, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2010

Visões E Revisões Constitucionais, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Os tempos actuais são apesar de tudo excelentes para reflectir sobre o vero alcance das normas. E sobretudo das normas generosas da nossa Constituição democrática e social. Não se pense que a Constituição é milagrosa. As crises, como aquela em que nos encontramos, colocam-lhe desafios sérios, e é a força das coisas, dos factos, e não o normativo dos textos, quem impera normalmente.


Palavras Claras, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

Palavras Claras, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Cuidemos das palavras. É tão fácil identificar um novo-rico cultural ou um tecnocrata vazio pela linguagem de plástico... Essa linguagem (voltei a ver agora numa releitura de António Telmo, mas já está em Confúcio), molda mesmo a mente. Quem assim fala, assim pensa. É critério infalível.


Lições Do Kiwi, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

Lições Do Kiwi, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Nenhum desafio, nem mesmo o do sabor de um fruto descrito por palavras, pode ficar sem resposta – ainda que aproximativa; a ausência de convenções sobre o como fazer não deve paralisar quem quer fazer; a analogia com o fazer outras coisas pode servir de inspiração; mas não se pode fazer algo de novo, ou face a coisas novas meramente repetindo o antigo – é preciso alguma inovação, ainda que na reunião dos meios; finalmente, cada coisa, cada desafio novo, cada nova tarefa, convoca instrumentos adequados, e não outros.


República E Monarquia: Desfazendo Confusões, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

República E Monarquia: Desfazendo Confusões, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há pelo menos três sentidos essencias da palavra República... Se os confundirmos, estamos perdidos, nunca nos entenderemos. O sentido mais profícuo é o material ou substancial e intermédio: nem o que diz que todas as sociedades políticas o são (sentido hoje quase esquecido), nem o que identifica formalmente as repúblicas com todas as sociedades que não têm rei, sem lhes verificar requisitos éticos. Há um "quid" especial nas Repúblicas para quem é republicano. E que não tem nada a ver com o que nelas vêem os monárquicos ou os indiferentes (?)...


Kings And Tyrants: Leonardo Bruni's Translation Of Xenophon's "Hiero", Brian Maxson Oct 2010

Kings And Tyrants: Leonardo Bruni's Translation Of Xenophon's "Hiero", Brian Maxson

ETSU Faculty Works

Leonardo Bruni published one of his most widely copied translations, Xenophon's pro-monarchical Hiero, shortly before he penned his more famous original works, his Dialogues and Panegyric to the City of Florence. Scholars have traditionally focused on the political ideas present in these original treatises; yet, despite the centrality of political ideas to the Hiero, its temporal proximity to these works, and its enormous popularity (the work exists in 200 fifteenth-century manuscripts), scholars have neglected to offer a full assessment of Bruni's translation in the context of these works. Bruni's translation of Xenophon's Hiero fit into a debate …


Kings And Tyrants: Leonardo Bruni's Translation Of Xenophon's "Hiero", Brian Jeffrey Maxson Oct 2010

Kings And Tyrants: Leonardo Bruni's Translation Of Xenophon's "Hiero", Brian Jeffrey Maxson

Brian J. Maxson

Leonardo Bruni published one of his most widely copied translations, Xenophon's pro-monarchical Hiero, shortly before he penned his more famous original works, his Dialogues and Panegyric to the City of Florence. Scholars have traditionally focused on the political ideas present in these original treatises; yet, despite the centrality of political ideas to the Hiero, its temporal proximity to these works, and its enormous popularity (the work exists in 200 fifteenth-century manuscripts), scholars have neglected to offer a full assessment of Bruni's translation in the context of these works. Bruni's translation of Xenophon's Hiero fit into a debate …


Pedro E O Lobo, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

Pedro E O Lobo, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Somos constantemente bombardeados com desgraças. Os telejornais coleccionam desgraças pelo mundo, até de poucos mortos, todas juntas. O catastrofismo é empolado por privilegiados e ociosos (que disso não se dão conta), que gostariam de mais privilégios, e cuja ociosidade precisa de ser preenchida com emoções fortes, ainda que artificiais. Quando é necessário unir os Portugueses e trabalhar muito, precisamente nos acenam com o mito do Dom Sebastião... Como seria a desilusão dos incautos por eles arrastados se acaso triunfassem as suas pretensões... O presente artigo pretende sublinhar a importância do triunfo do princípio da responsabilidade sobre os impulsos tanáticos, suicidas, …


'Ish Bin Ein Bearleener' - Jfk's 26 June 1963 Visit To Berlin: The Views From East Germany, Robert G. Waite Sep 2010

'Ish Bin Ein Bearleener' - Jfk's 26 June 1963 Visit To Berlin: The Views From East Germany, Robert G. Waite

Robert G. Waite

No abstract provided.


República E Justiça Social, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

República E Justiça Social, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Será a República socialmente indiferente? Algumas experiências concretas (e desde logo a I República portuguesa) levaram alguns, sobretudo mais adeptos de transformações mais profundas e violentas, a criticar o republicanismo por contrário à Justiça Social, ou, pelo menos, como muito tímido nessa matéria. Mas será que a República é, por natureza, anti-social, a-social ou mesmo conservadora? Não nos parece...


República, Adjectivos E Números, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

República, Adjectivos E Números, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Políticos e comentadores que falam em renovação das instituições e a tal querem dar novo nome, caem quase sempre em expressões de conotação perigosa à luz da História política.Felizmente as nossas Repúblicas não têm numeração oficial. Em tempo de comemorações, há quem fale em mais Repúblicas do que duas. E mesmo quem se preocupe com os 100 anos da República se não se contar o interregno, o “Estado Novo”. Mas o que os republicanos comemoram é um século desde a implantação da República (1910). É esse momento que se celebra.


Politics And Conflicts In Ebiraland, Nigeria: The Need For A Centralised Leadership Since 1917, Mohammed S. Audu (Phd) Sep 2010

Politics And Conflicts In Ebiraland, Nigeria: The Need For A Centralised Leadership Since 1917, Mohammed S. Audu (Phd)

Mohammed S Audu (PhD)

The Term Ebira is synonymous with behaviour and character. It may either be good or bad. The Latent and manifest meaning of Ebira is good behavior, according to Yaqub (1999), the Ebira person was known to be hospitable, loving, caring, responsible, lawful, resourceful etc. The decay in the people’s social, political behaviour in recent time has put them at a crossroad, thus, demeaning its name Ebira (good character). The legacies of ideal virtues bequeathed to the people by their forefathers have been eroded by lack of dedication, commitment and centralized command structure which is the crux of the paper.


Constitucionalidade É Regra, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

Constitucionalidade É Regra, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição não é um desses conceitos que se dobram e desdobram, fazem e refazem a bel-prazer dos interesses dos políticos, ou dos comentadores, que não o são menos. Não é questão de moda. Já como que ouvimos alguns a pensar, e quiçá a dizer mesmo: "Esta estação "está a dar", é "chic" ser contra a velharia da Constituição. Façamos pois uma nova, rasguemos e rompamos a velha - mesmo que por revisão -, fruto dessa coisa caduca, desactualizada, a revolução dos cravos, flor popularucha..." A Constituição, porém, não se muda por capricho de bem-pensantes, que nos querem doutrinar com …


A Constituição É Soberana, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

A Constituição É Soberana, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição está acima de toda e qualquer outra manifestação jurídica, e, naturalmente, política. Por isso tem sido identificada, na pirâmide normativa (e jurídica em geral), com o vértice. Todo o Direito tem de estar de acordo com a Constituição. As normas, mesmo pretensamente constitucionais, que não respeitem a Constituição, são inconstitucionais e devem ser apagadas (quanto possível, pela natureza das coisas) da ordem jurídica. Estas como outras ideias simples nem sempre são aplicadas (ou se têm presentes) na prática do debate político. Quando, por exemplo, se pensa em revisões constitucionais. Estas também têm de respeitar a hierarquia normativa, logo, …


Communication And Community : Multiplex Networks In The 18th Century Sephardi Diaspora, Evelyne Oliel Grausz Aug 2010

Communication And Community : Multiplex Networks In The 18th Century Sephardi Diaspora, Evelyne Oliel Grausz

Early Modern Workshop: Resources in Jewish History

In many aspects, the Sephardi diaspora functioned as a combination of overlapping circulations and networks, its many levels of communication and interaction involving family ties, economic partnerships, and official intercommunal links. Whereas the question of intercommunal networks has recently attracted some topical studies, little attention has been paid to the articulation between these various levels of circulation and interaction. I propose to explore this idea of a multiplex diaspora through a selection of documents emanating from the Amsterdam and London Sephardic community, essentially letters, addressed to Bordeaux, Safed, Surinam and Ferrara : these documents describe several paradigmatic situations of interaction …


Constituição É Estabilidade, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

Constituição É Estabilidade, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição é a norma das normas, base da estabilidade institucional e da continuidade política para além dos governos, que se vão sucedendo e a devem sempre cumprir. A Constituição contém um programa nacional comum. Quando esse programa não servir realmente, não se revê a Constituição. Faz-se uma revolução e virá por ela nova Constituição. Mas estamos contentes com a Constituição que temos. Ela serve-nos, com mudanças de pormenor, quando oportuno.


Shattered Communities: Soldiers, Rabbis, And The Ostjuden Under German Occupation: 1915-1918, Tracey Hayes Norrell Aug 2010

Shattered Communities: Soldiers, Rabbis, And The Ostjuden Under German Occupation: 1915-1918, Tracey Hayes Norrell

Doctoral Dissertations

“Shattered Communities: Soldiers, Rabbis, and the Ostjuden during Occupation: 1915-1918" addresses the interethnic experience in Poland during the German occupation of 1915-1918. This dissertation demonstrates that the German design for 'modernization' of the East began with the First World War, which envisioned the Jews as a critically vital component, rather than an obstacle to their success. The German military made its connection to the peoples in the East via its own army rabbis and Jewish administrators. This work examines the role of the German Army rabbis, in 1915, in establishing a Jewish press and Jewish schools, along with Jewish relief …


Futebol Como Metáfora, Paulo Ferreira Da Cunha Jul 2010

Futebol Como Metáfora, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

O grande antropólogo brasileiro Roberto Da Matta, em entrevista a Marília Gabriela, na SBT, notável a muitos títulos, pareceu-nos ter elogiado o futebol como um sector social em que os jogadores são escolhidos pelo seu mérito efectivo e não por "cunhas" ou por motivos hereditários ou de afinidade. O que seria se a sociedade em geral se regulasse do mesmo modo? Ponderam-se neste artigo o entusiasmo por uma metáfora dessas e sublinha-se também a ambiguidade dessa "meritocracia"...


Higiene Da Língua, Paulo Ferreira Da Cunha Jul 2010

Higiene Da Língua, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Não interessam as ideias, ou o que se diga, mas apenas "passar na TV"? A nossa Língua não denota, nos maus tratos que sofre, doenças sociais e políticas? Antes de tudo, para haver saúde social e política, é preciso ter ideias claras. E elas não existem sem palavras apropriadas - uma lição de Confúcio a meditar. A alternativa é venerarmos apenas, acriticamente, os ídolos que passem na TV.


Facebook, Paulo Ferreira Da Cunha Jun 2010

Facebook, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Fascínios, possibilidades e perigos do Facebook e de tecnologias afins e seu uso. Sobretudo, a pseudo-democracia electrónica, tentação dos demagogos.


A Not-Too-Distant Mirror: The Talcott Commission (1840-43) And The Meaning Of The Border, Andrew C. Holman Jun 2010

A Not-Too-Distant Mirror: The Talcott Commission (1840-43) And The Meaning Of The Border, Andrew C. Holman

Bridgewater Review

“Who we are” has always been defined in part by “who we’re not,” and who we’re not is often symbolized by our borders. America’s edges, its international borders, have become a critical focus of identity politics and border security - keeping out Mexican migrants, Canadian drug smugglers and other fiends - grist for the Sunday morning news show mills. However, today’s Fortress America is hardly new; students who examine America’s mid-nineteenth-century rush to solidify its national borders would find that their ancestors made a similar equation. The ways they defined their borders reflected the ways they defined themselves. In 1840 …


Rebirth Of A Strategic Continent?: Problematizing Africa As A Geostrategic Zone, Abou B. Bamba Jun 2010

Rebirth Of A Strategic Continent?: Problematizing Africa As A Geostrategic Zone, Abou B. Bamba

History Faculty Publications

At a time when the U.S. Department of Defense is putting the finishing touches to the establishment of a military command for Africa (known as AFRICOM) and the People’s Republic of China’s influence on the continent seems to be on the rise, a detour through the history of America’s past geographical imaginations of Africa appears as a necessity. This is especially crucial since the current constructions of the African continent as a strategic place in both policy and military circles seems to echo the geodiscursive representations of Africa during the Second World War. In fact, it was in the early …


Pan-Africanism And African Unity: Any Prospects?, Conrad John Masabo Mr. May 2010

Pan-Africanism And African Unity: Any Prospects?, Conrad John Masabo Mr.

Conrad John Masabo Mr.

At the close of 50 years of independence, Africa is still yearning for unity despite of the more than 100 years of the initiatives made by the pan-Africanists. The essay addresses important issues of political, economic, social and cultural rebirth of the African continent. It argues that, if the ideas of Pan-Africanism or Africanisms are deeply persuaded they can make Africa successfully in coping with its problems and orient itself in a rapidly globalising world. While there is hope for Africa in the continental unity and pan-African political and economic projects; the paper also points out imperialism and neo-colonialism as …


Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há muitos mitos sobre o processo de Bolonha, que tem servido de álibi para muita coisa. Para X e o contrário de X. O presente artigo é uma resenha de um colóquio na Suiça, em que se discutiu a formação jurídica a sério e sem demagogia, no horizonte de Bolonha. Que, como todas as crises, pode e deve ser uma oportunidade para fazer triunfar o Direito pensado, e não a burocratização juridica positivista legalista. Entre as conclusões desta reunião está, naturalmente, a vontade de viver, continuar, e resistir, dedicada e inovadoramente, contra a tecnocratização do Direito. Como dizia Pietro Costa, …


Semiótica Dos Titulos, Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Semiótica Dos Titulos, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Uma coisa são habilitações reais, competência clara, outra são os títulos e os postos na carreira. Confunde-se demais o doirado dos “canudos” com a substância, assim como o renome mediático com qualidade. Há certamente uma patologia social quando se é povo de titulados e titulares. Tratamo-nos excessivamente por “doutores”, muitas vezes sem propriedade. O humanista Clenardo, no séc. XVI já, é que nos viu bem: generalizada mania da nobreza.


Fazer A "Diferença", Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Fazer A "Diferença", Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

O que é ser diferente? O que é "ter diferenças"? Porque se diz, hoje em dia, em língua portuguesa corrente, "diferença" em vez de "divergência"? Não será esse um dos "paralelipípedos de línguagem" em que tropeçamos, ou que arremessamos aos nossos co-falantes?


The Consanguinity Of Ideas: Race And Anti-Communism In The U.S. - Australian Relationship, 1933 - 1953, Travis J. Hardy May 2010

The Consanguinity Of Ideas: Race And Anti-Communism In The U.S. - Australian Relationship, 1933 - 1953, Travis J. Hardy

Doctoral Dissertations

American diplomatic historian’s consideration of the role of ideology in the formation of American foreign policy has only recently begun to receive more attention. Traditional focuses on economics and relations among great nation-states have predominated the historical literature. This work examines the powerful effect that ideology, particularly race and anti-communism, played in developing the U.S.’s relationship with a small power nation-state, Australia, between 1933 and 1953. This work is comparative in nature, relying on archival research in both American and Australian archives and examines the attitudes of both elite policymakers as well as common individuals in shaping the alliance between …


Emigre Anti-Imperialists And America's Philippines, 1898-1899, Alex Schmidt May 2010

Emigre Anti-Imperialists And America's Philippines, 1898-1899, Alex Schmidt

Honors Capstone Projects - All

This thesis considers similarities between key members of the American Anti-Imperialist League who, born in the Old World, emigrated to the United States and became luminaries in their adopted country.

The American Anti-Imperialist League formed in 1898 to oppose America’s annexation of the Philippines after the Spanish-American War. Anti-war activists had not prevented the conflict itself, but members of the new League hoped to effect a real protest against the United States taking far-flung Pacific colonies.

The League drew support from a vast array of Americans. With diverse branches in several major American cities, its members included writers, businessmen, philosophers, …