Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

Law Commons

Open Access. Powered by Scholars. Published by Universities.®

Articles 1 - 30 of 79

Full-Text Articles in Law

Autonomy In Setting Appropriate Level Of Protection Under The Wto Law: Rhetoric Or Reality?, Michael Ming Du Dec 2010

Autonomy In Setting Appropriate Level Of Protection Under The Wto Law: Rhetoric Or Reality?, Michael Ming Du

Michael Ming Du

In the World Trade Organization (WTO) jurisprudence, the Appellate Body (AB) has repeatedly affirmed that WTO Members have the prerogative right in setting any level of protection that they deem appropriate (ALOP). At the same time, WTO Agreements provide for disciplines that a WTO Member must respect when it selects regulatory measures to fulfill its ALOP. Thus, a WTO Member’s autonomy in setting its ALOP, on the one hand, and the full force of other disciplines, on the other hand, are in a constant state of tension. Then, exactly how does a panel balance a Member’s right of setting its …


Não Uma Outra República, A Nossa República, Outra, Paulo Ferreira Da Cunha Dec 2010

Não Uma Outra República, A Nossa República, Outra, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Porque é que as democracias nunca se defendem bem? E como não vêem alguns dos que, generosa ou utopicamente, advogam uma nova república (a que chamam IV, normalmente, contando como tal o salazarismo-caetanismo, que foi uma autocracia, logo não uma república, mesmo uma anti-república), estão objectivamente a levar água ao moinho dessa coisa-outra que pode ter fachada republicana (ou monárquica…), mas só poderia ser, de novo, uma autocracia?


Law And Finance: A Theoretical Perspective, Tamara Lothian Dec 2010

Law And Finance: A Theoretical Perspective, Tamara Lothian

Tamara Lothian

No abstract provided.


After The Crisis: Institutional Innovation And The Alternative Futures Of American Finance, Tamara Lothian Dec 2010

After The Crisis: Institutional Innovation And The Alternative Futures Of American Finance, Tamara Lothian

Tamara Lothian

No abstract provided.


Secret Bancaire Et Entraide Internationale En Matière Fiscale: Le Fait Du Prince, Fabien Liegeois Nov 2010

Secret Bancaire Et Entraide Internationale En Matière Fiscale: Le Fait Du Prince, Fabien Liegeois

Dr. Fabien LIEGEOIS

No abstract provided.


Revisões Constitucionais Inconstitucionais?, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2010

Revisões Constitucionais Inconstitucionais?, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Algumas propostas de revisão constitucional parecem ignorar que tal procedimento está constitucionalizado, e que há regras para o fazer, assim como vários limites a respeitar. Só podem ser consideradas iniciativas de divulgação de ideários políticos porque, se por absurdo fossem por diante, acabariam por constituir revisões constitucionais inconstitucionais. Um dos pontos mais nevráligicos da polémica (não só portuguesa) sobre as mutações constitucionais é o Estado Social. Sobre ele se gerou um amplo consenso na Constituinte, que persiste e até talvez se haja aprofundado na sociedade de hoje. Ele faz intrinsecamente parte do programa da Constituição vigente, pelo que revê-la de …


Visões E Revisões Constitucionais, Paulo Ferreira Da Cunha Nov 2010

Visões E Revisões Constitucionais, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Os tempos actuais são apesar de tudo excelentes para reflectir sobre o vero alcance das normas. E sobretudo das normas generosas da nossa Constituição democrática e social. Não se pense que a Constituição é milagrosa. As crises, como aquela em que nos encontramos, colocam-lhe desafios sérios, e é a força das coisas, dos factos, e não o normativo dos textos, quem impera normalmente.


Uso Social Del Suelo Ejidal Y Comunal Para El Desarrollo Equilibrado De Las Áreas Urbanas Del Estado De Puebla, Bruno L. Costantini García Nov 2010

Uso Social Del Suelo Ejidal Y Comunal Para El Desarrollo Equilibrado De Las Áreas Urbanas Del Estado De Puebla, Bruno L. Costantini García

Bruno L. Costantini García

De origen, difundir los diversos esquemas permitidos por la Ley para posibilitar la realización de proyectos con fines inmobiliarios, a efecto de que los núcleos agrarios y sus integrantes se beneficien equitativamente de la urbanización de sus tierras, coadyuvando con ello al desarrollo urbano planificado y ordenado de los centros de población del Estado de Puebla; como consecuencia, impulsar el desarrollo habitacional equilibrado de éste. Eliminar el circulo.- “necesidad de tierra – asentamiento irregular – solución de conflicto”, mediante la planeación socioeconómico de los núcleos agrarios ejidales y comunales, a fin de diseñar un mecanismo eficaz que satisfaga las necesidades …


Palavras Claras, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

Palavras Claras, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Cuidemos das palavras. É tão fácil identificar um novo-rico cultural ou um tecnocrata vazio pela linguagem de plástico... Essa linguagem (voltei a ver agora numa releitura de António Telmo, mas já está em Confúcio), molda mesmo a mente. Quem assim fala, assim pensa. É critério infalível.


Lições Do Kiwi, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

Lições Do Kiwi, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Nenhum desafio, nem mesmo o do sabor de um fruto descrito por palavras, pode ficar sem resposta – ainda que aproximativa; a ausência de convenções sobre o como fazer não deve paralisar quem quer fazer; a analogia com o fazer outras coisas pode servir de inspiração; mas não se pode fazer algo de novo, ou face a coisas novas meramente repetindo o antigo – é preciso alguma inovação, ainda que na reunião dos meios; finalmente, cada coisa, cada desafio novo, cada nova tarefa, convoca instrumentos adequados, e não outros.


República E Monarquia: Desfazendo Confusões, Paulo Ferreira Da Cunha Oct 2010

República E Monarquia: Desfazendo Confusões, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há pelo menos três sentidos essencias da palavra República... Se os confundirmos, estamos perdidos, nunca nos entenderemos. O sentido mais profícuo é o material ou substancial e intermédio: nem o que diz que todas as sociedades políticas o são (sentido hoje quase esquecido), nem o que identifica formalmente as repúblicas com todas as sociedades que não têm rei, sem lhes verificar requisitos éticos. Há um "quid" especial nas Repúblicas para quem é republicano. E que não tem nada a ver com o que nelas vêem os monárquicos ou os indiferentes (?)...


Pedro E O Lobo, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

Pedro E O Lobo, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Somos constantemente bombardeados com desgraças. Os telejornais coleccionam desgraças pelo mundo, até de poucos mortos, todas juntas. O catastrofismo é empolado por privilegiados e ociosos (que disso não se dão conta), que gostariam de mais privilégios, e cuja ociosidade precisa de ser preenchida com emoções fortes, ainda que artificiais. Quando é necessário unir os Portugueses e trabalhar muito, precisamente nos acenam com o mito do Dom Sebastião... Como seria a desilusão dos incautos por eles arrastados se acaso triunfassem as suas pretensões... O presente artigo pretende sublinhar a importância do triunfo do princípio da responsabilidade sobre os impulsos tanáticos, suicidas, …


República E Justiça Social, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

República E Justiça Social, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Será a República socialmente indiferente? Algumas experiências concretas (e desde logo a I República portuguesa) levaram alguns, sobretudo mais adeptos de transformações mais profundas e violentas, a criticar o republicanismo por contrário à Justiça Social, ou, pelo menos, como muito tímido nessa matéria. Mas será que a República é, por natureza, anti-social, a-social ou mesmo conservadora? Não nos parece...


República, Adjectivos E Números, Paulo Ferreira Da Cunha Sep 2010

República, Adjectivos E Números, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Políticos e comentadores que falam em renovação das instituições e a tal querem dar novo nome, caem quase sempre em expressões de conotação perigosa à luz da História política.Felizmente as nossas Repúblicas não têm numeração oficial. Em tempo de comemorações, há quem fale em mais Repúblicas do que duas. E mesmo quem se preocupe com os 100 anos da República se não se contar o interregno, o “Estado Novo”. Mas o que os republicanos comemoram é um século desde a implantação da República (1910). É esse momento que se celebra.


Constitucionalidade É Regra, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

Constitucionalidade É Regra, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição não é um desses conceitos que se dobram e desdobram, fazem e refazem a bel-prazer dos interesses dos políticos, ou dos comentadores, que não o são menos. Não é questão de moda. Já como que ouvimos alguns a pensar, e quiçá a dizer mesmo: "Esta estação "está a dar", é "chic" ser contra a velharia da Constituição. Façamos pois uma nova, rasguemos e rompamos a velha - mesmo que por revisão -, fruto dessa coisa caduca, desactualizada, a revolução dos cravos, flor popularucha..." A Constituição, porém, não se muda por capricho de bem-pensantes, que nos querem doutrinar com …


A Constituição É Soberana, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

A Constituição É Soberana, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição está acima de toda e qualquer outra manifestação jurídica, e, naturalmente, política. Por isso tem sido identificada, na pirâmide normativa (e jurídica em geral), com o vértice. Todo o Direito tem de estar de acordo com a Constituição. As normas, mesmo pretensamente constitucionais, que não respeitem a Constituição, são inconstitucionais e devem ser apagadas (quanto possível, pela natureza das coisas) da ordem jurídica. Estas como outras ideias simples nem sempre são aplicadas (ou se têm presentes) na prática do debate político. Quando, por exemplo, se pensa em revisões constitucionais. Estas também têm de respeitar a hierarquia normativa, logo, …


Constituição É Estabilidade, Paulo Ferreira Da Cunha Aug 2010

Constituição É Estabilidade, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

A Constituição é a norma das normas, base da estabilidade institucional e da continuidade política para além dos governos, que se vão sucedendo e a devem sempre cumprir. A Constituição contém um programa nacional comum. Quando esse programa não servir realmente, não se revê a Constituição. Faz-se uma revolução e virá por ela nova Constituição. Mas estamos contentes com a Constituição que temos. Ela serve-nos, com mudanças de pormenor, quando oportuno.


The Rationality Aspect Of The Case Referrals System: Thoughts On The Supreme People’S Court Practices(案件请示制度合理的一面_从最高人民法院角度展开的思考), Meng Hou Aug 2010

The Rationality Aspect Of The Case Referrals System: Thoughts On The Supreme People’S Court Practices(案件请示制度合理的一面_从最高人民法院角度展开的思考), Meng Hou

Hou Meng

No abstract provided.


How The Supreme People's Court Reform The Judicial System(最高人民法院如何改革司法), Meng Hou Jul 2010

How The Supreme People's Court Reform The Judicial System(最高人民法院如何改革司法), Meng Hou

Hou Meng

No abstract provided.


Futebol Como Metáfora, Paulo Ferreira Da Cunha Jul 2010

Futebol Como Metáfora, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

O grande antropólogo brasileiro Roberto Da Matta, em entrevista a Marília Gabriela, na SBT, notável a muitos títulos, pareceu-nos ter elogiado o futebol como um sector social em que os jogadores são escolhidos pelo seu mérito efectivo e não por "cunhas" ou por motivos hereditários ou de afinidade. O que seria se a sociedade em geral se regulasse do mesmo modo? Ponderam-se neste artigo o entusiasmo por uma metáfora dessas e sublinha-se também a ambiguidade dessa "meritocracia"...


Higiene Da Língua, Paulo Ferreira Da Cunha Jul 2010

Higiene Da Língua, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Não interessam as ideias, ou o que se diga, mas apenas "passar na TV"? A nossa Língua não denota, nos maus tratos que sofre, doenças sociais e políticas? Antes de tudo, para haver saúde social e política, é preciso ter ideias claras. E elas não existem sem palavras apropriadas - uma lição de Confúcio a meditar. A alternativa é venerarmos apenas, acriticamente, os ídolos que passem na TV.


Freedom Of Movement Under The Framework Of Regional Integration Processes In South America, Marco A. Velásquez-Ruiz Jul 2010

Freedom Of Movement Under The Framework Of Regional Integration Processes In South America, Marco A. Velásquez-Ruiz

Marco A. Velásquez-Ruiz

This Study addresses the question on whether the migratory phenomenon –considering with special attention the admission of non-nationals– might be regulated under the framework of regional integration processes, using the case of South America as an instance proclive to show how international law can be complemented and adapted to a specific context. It firstly elaborates a theoretical argument on the need to re-lecture the sovereign paradigm –according to which States have exclusive and excluding capacity to regulate the issue– so as to utilize cooperative schemes to develop a comprehensive legal framework provided the identification of migration as a common interest. …


Delimitación Téorica Del Delito Penal Fiscal, Bruno L. Costantini García Jul 2010

Delimitación Téorica Del Delito Penal Fiscal, Bruno L. Costantini García

Bruno L. Costantini García

Anális de los elementos constitutivos del delito fiscal, la acción delictiva, los grados de ejecución, la consumación y los responsables.

Pretende distinguir el delito penal común del delito penal fiscal con base en sus elementos y pretende aportar una reflexión de la criminalización del delito fiscal en nuestros tiempos, usado por la Autoridad Hacendaria como un medio de represíón y de opresión de los derechos del contribuyente.


Compulsory Ex Ante Control: Rise And Fall Of The Control Over The Legislator, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl Jul 2010

Compulsory Ex Ante Control: Rise And Fall Of The Control Over The Legislator, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl

Sergio Verdugo R.

The author criticizes the power of the Chilean Constitutional Court to exercise compulsory ex-ante control of statutes, established in article 93, number 1, of the Chilean Constitution. After clarifying its special juridical nature, he analyzes the advantages and disadvantages of this system of control, using national and foreign bibliography. The existence of a constitutional seal aggravates the disadvantages. Then, he dedicates a section to study the motivation of the judgments generated in this type of control, questioning its value. For such purposes he makes a theoretical and empirical study of the jurisprudence of the Chilean Constitutional Court in the last …


Entre La Responsabilidad Internacional Del Estado Y La Supremacía De La Constitución: Una Propuesta Para Enriquecer El Debate Nacional, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl Jul 2010

Entre La Responsabilidad Internacional Del Estado Y La Supremacía De La Constitución: Una Propuesta Para Enriquecer El Debate Nacional, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl

Sergio Verdugo R.

Este trabajo busca reorientar el debate chileno acerca de si procede o no el control constitucional sobre los tratados internacionales. Luego de analizar las principales líneas que la doctrina y la jurisprudencia nacionales han elaborado, se concluye que el debate no logra escapar de una lógica formalista o literalista, basada en la precisión semántica de expresiones como “precepto legal”, “derechos esenciales” y “suspensión de tratados”. Se propone revitalizar el debate con líneas argumentales inspiradas en los críticos a la doctrina norteamericana de las cuestiones políticas (political question doctrine), para defender la idea de que los tratados internacionales no debieran ser …


De Las Superintendencias A Las Agencias Regulatorias Independientes En Chile: Aspectos Constitucionales Y De Diseño Regulatorio, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl, José Francisco García Jun 2010

De Las Superintendencias A Las Agencias Regulatorias Independientes En Chile: Aspectos Constitucionales Y De Diseño Regulatorio, Sergio Verdugo Sverdugor@Udd.Cl, José Francisco García

Sergio Verdugo R.

Los autores proponen algunos lineamientos de reforma para pasar desde el actual modelo de superintendencias hacia uno de agencias regulatorias independientes. Para ello revisan la experiencia norteamericana de agencias regulatorias independientes (independent agencies), las que no sólo son antecedentes de nuestro esquema de superintendencias –aunque “mal importadas”–, sino porque dicha experiencia puede entregar algunas luces respecto de tres aspectos fundamentales hasta ahora débilmente tratados por la doctrina chilena: estatus constitucional, autonomía política y estándares de revisión judicial del accionar de estos entes administrativos. Posteriormente realizan un breve diagnóstico crítico acerca de los defectos constitucionales y de diseño de las superintendencias …


Facebook, Paulo Ferreira Da Cunha Jun 2010

Facebook, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Fascínios, possibilidades e perigos do Facebook e de tecnologias afins e seu uso. Sobretudo, a pseudo-democracia electrónica, tentação dos demagogos.


La Globalización De La Legislación Cambiaria, Bruno L. Costantini García Jun 2010

La Globalización De La Legislación Cambiaria, Bruno L. Costantini García

Bruno L. Costantini García

No abstract provided.


Judicial Application Of Village Rules(村规民约的司法适用), Meng Hou Jun 2010

Judicial Application Of Village Rules(村规民约的司法适用), Meng Hou

Hou Meng

No abstract provided.


Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha May 2010

Os Fundamentos Do Direito E O Processo De Bolonha, Paulo Ferreira Da Cunha

Paulo Ferreira da Cunha

Há muitos mitos sobre o processo de Bolonha, que tem servido de álibi para muita coisa. Para X e o contrário de X. O presente artigo é uma resenha de um colóquio na Suiça, em que se discutiu a formação jurídica a sério e sem demagogia, no horizonte de Bolonha. Que, como todas as crises, pode e deve ser uma oportunidade para fazer triunfar o Direito pensado, e não a burocratização juridica positivista legalista. Entre as conclusões desta reunião está, naturalmente, a vontade de viver, continuar, e resistir, dedicada e inovadoramente, contra a tecnocratização do Direito. Como dizia Pietro Costa, …